SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue4I say no, she says yes: matrimonial violence according to male speechStrategies for prevention of medication errors in emergengy services author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

GOMES, Antônio Marcos Tosoli  and  OLIVEIRA, Denize Cristina de. A representação social da autonomia profissional do enfermeiro na Saúde Pública. Rev. bras. enferm. [online]. 2005, vol.58, n.4, pp. 393-398. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672005000400003.

O objeto deste estudo foi a autonomia profissional do enfermeiro e possuiu os seguintes objetivos específicos: descrever e analisar as representações sociais do papel profissional dos enfermeiros de saúde pública e analisar o binômio autonomia-dependência profissional dos enfermeiros. Como referencial teórico-metodológico optou-se pela Teoria das Representações Sociais. Realizou-se entrevista em profundidade com 30 enfermeiros da rede básica de um município do interior do Rio de Janeiro. Para análise dos dados utilizou-se o software Alceste 4.5. O programa gerou cinco classes, duas expressam a formação/absorção profissional e três a prática profissional. As categorias analíticas foram constituídas a partir das dimensões nas quais as representações sociais se expressam: os conceitos, os posicionamentos e as práticas de autonomia profissional.

Keywords : Autonomia profissional; Papel do profissional de enfermagem; Papel profissional; Enfermagem em saúde pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese