SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue4Assessment of a hospital bath chair: an ergonomic approachExperience of parents and other family members in the care to children and adolescents after bone marrow transplantation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

SILVA, Ana Tereza Medeiros C. da et al. A saúde mental no PSF e o trabalho de enfermagem. Rev. bras. enferm. [online]. 2005, vol.58, n.4, pp. 411-415. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672005000400006.

Pesquisa com a finalidade de compreender os limites/possibilidades de implementação de ações de saúde mental nos serviços da rede básica de saúde do município de Cabedelo PB, na perspectiva da Reforma Psiquiátrica proposta no país. Tem referencial teórico-metodológico no Materialismo Histórico e Dialético. O material empírico foi analisado pela técnica de análise do discurso. Os resultados indicaram que o processo de trabalho dos enfermeiros identifica-se com o processo de trabalho Assistir (Cuidar/Fazer). Preserva aspectos do modelo tradicional, mas, incorpora outros enfoques da Saúde Coletiva, num movimento que requer a compreensão dos pressupostos do movimento pela Reforma Psiquiátrica para a transformação do processo de trabalho de enfermagem, no sentido da inclusão social e da integralidade da assistência.

Keywords : Saúde mental; Trabalho; Enfermagem; Programa de Saúde da Família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese