SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue4Mental health in the PSF and the work of nursingFactors associated with urinary incontinence in women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

ANDRES, Jane Cristina; LIMA, Regina Aparecida Garcia de  and  ROCHA, Semiramis Melani Melo. Experiência de pais e outros familiares no cuidado à criança e ao adolescente após o transplante de medula óssea. Rev. bras. enferm. [online]. 2005, vol.58, n.4, pp. 416-421. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672005000400007.

O objetivo deste trabalho é descrever como os pais e outros familiares de crianças e adolescentes submetidos ao Transplante de medula Óssea (TMO) vivenciam esta experiência, especialmente na fase pós operatória. Participaram do estudo treze responsáveis por onze pacientes menores de dezoito anos. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada com os responsáveis. Para a análise dos dados recorremos a abordagem qualitativa. Através das entrevistas identificamos os seguintes temas: impacto do transplante e cotidiano familiar. Os resultados indicam que pela complexidade do TMO é indispensável o conhecimento da realidade familiar do paciente pois esta tem papel fundamental na sua qualidade de vida. Assim identificar condições, vivências e modo de vida das famílias permite trabalhar com base em suas reais necessidades, respeitando suas possibilidades e limites.

Keywords : Enfermagem pediátrica; Transplante de medula óssea; Adolescente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese