SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue4Medication adverse events in Emergency Department: nurse's professional conduct and personal feelingsDependence level of elderly and care in the household scope author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

SANTOS, Carla Cristina Viana  and  SHIRATORI, Kaneji. A influência da comunicação não verbal no cuidado de enfermagem. Rev. bras. enferm. [online]. 2005, vol.58, n.4, pp. 434-437. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672005000400010.

Este estudo é vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Experimentação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto UNIRIO, e que teve origem durante o desenvolvimento de um trabalho monográfico. O objeto constitui-se no significado da comunicação não-verbal sob a ótica dos graduandos de enfermagem. Apresenta como objetivos: Identificar o significado da comunicação não verbal para os acadêmicos de enfermagem e Analisar a influência da mesma no cuidado de enfermagem. A abordagem metodológica utilizada foi à qualitativa aplicando-se como estratégia a dinâmica de sensibilidade para a coleta de dados. Observa-se que os alunos da graduação identificam a importância e a influência da comunicação não verbal durante a assistência, entretanto, há a necessidade em se ampliar o conhecimento do processo de comunicação não verbal para implementação do cuidado de enfermagem.

Keywords : Comunicação não verbal; Cuidados de enfermagem; Estudantes de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese