SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue4Dependence level of elderly and care in the household scopeThe nursing scientific production and the protective policies for the adolescent author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

GAIVA, Maria Aparecida Munhoz  and  SCOCHI, Carmen Gracinda Silvan. A participação da família no cuidado ao prematuro em UTI Neonatal. Rev. bras. enferm. [online]. 2005, vol.58, n.4, pp. 444-448. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672005000400012.

Esse estudo tem como objetivo analisar a participação da família na assistência ao prematuro em uma UTI neonatal de um hospital universitário. Os dados foram coletados utilizando-se a observação participante. Os resultados mostraram que apesar da presença materna no cotidiano da internação do filho prematuro, a família não está inserida no processo de trabalho, sendo que somente a mãe participa dos cuidados. Esta participação se dá basicamente na execução dos cuidados de maternagem, principalmente na unidade de médio risco, a mãe e a família do prematuro são pouco acolhidas e não existe relação de parceria entre equipe e família, não há intervenções ampliadas da equipe em torná-la sujeito autônomo para promover a saúde e qualidade de vida do bebê.

Keywords : Recém-nascido prematuro; Cuidados intensivos; Família; Enfermagem pediátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese