SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue4Family participation in premature care in Neonatal ICUReferences for competence teaching in nursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

CORREA, Áurea Christina de Paula  and  FERRIANI, Maria das Graças Carvalho. A produção científica da enfermagem e as políticas de proteção à adolescência. Rev. bras. enferm. [online]. 2005, vol.58, n.4, pp. 449-452. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672005000400013.

Este artigo foi elaborado a partir da dissertação de mestrado onde realizamos uma análise de teses de doutorado em enfermagem, e tem como objetivo apresentar a abordagem das políticas de proteção à adolescência realizada pelos autores dessas teses, visando contribuir para a reflexão dos profissionais de enfermagem sobre a importância do conhecimento destas políticas em sua prática assistencial. Após um levantamento bibliográfico junto ao Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem foram identificadas 12 teses que constituíram nossa amostra e através da análise temática constatamos que, de maneira geral, apesar de vários autores citarem a legislação de assistência e proteção à saúde dos adolescentes não realizam reflexões que contribuam para adequação da assistência prestada ao grupo por profissionais de enfermagem.

Keywords : Saúde do adolescente; Cuidados de enfermagem; Política de saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese