SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue4The nursing and the attention to the child who is victim of familiar violenceThe care according to Leonardo Boff's perspective, a personality to be rediscovered in nursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

PUSCHEL, Vilanice Alves de Araújo; IDE, Cilene Aparecida Costardi  and  CHAVES, Eliane Corrêa. Competências psicossociais para a assistência domiciliar. Rev. bras. enferm. [online]. 2005, vol.58, n.4, pp. 466-470. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672005000400017.

A assistência domiciliar é uma realidade no nosso país. O profissional que atua nessa área se insere no contexto do indivíduo e da família, o que leva à necessidade de desenvolver competências ampliadas para além das clínicas. Este trabalho tem como objetivo apresentar as competências psicossociais dos profissionais que prestam assistência no domicílio. São apresentadas as competências gerais e específicas assim como as necessárias para a proposição de intervenções psicossociais. Como desafio profissional existe a necessidade de conhecer as bases conceituais do modelo psicossocial e buscar a capacitação, nesse modelo, para lidar com as diferentes situações que ocorrem no contexto domiciliar.

Keywords : Enfermagem familiar; Competência profissional; Serviços hospitalares de assistência domiciliar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese