SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue4Psichosocial competence to home careThe cancer diagnosis disclosure for the patient and healthcare professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

SILVA, Luzia Wilma Santana da et al. O cuidado na perspectiva de Leonardo Boff, uma personalidade a ser (re)descoberta na enfermagem. Rev. bras. enferm. [online]. 2005, vol.58, n.4, pp. 471-475. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672005000400018.

Trata-se de um ensaio sobre a contribuição de Boff para o cuidado na dimensão macro, a partir de sua visão ecológica e micro no cuidado entre os seres humanos.O autor fundamenta o conceito de cuidado em questões teológicas, filosóficas, sociais e místicas, visualizando as relações humanas que perpassam pelas dimensões ecológicas: integral, social e ambiental. Objetiva compreender o cuidado abordado pelo autor para a fundamentação ontológica e epistemológica do cuidado em Enfermagem.O resultado deste, foi um despertar vigilante no sentido de visualizar e implementar estratégias de adaptação à proposta de um novo paradigma que envolve um resgate da essência do ser humano com um modo-de-ser-com-o-mundo que perpassa pelo cuidado.

Keywords : Conhecimento; Cuidados de enfermagem; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese