SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue4The care according to Leonardo Boff's perspective, a personality to be rediscovered in nursingNursing actions in nephrology: a theoretical referral expanded beyond the biologicist health conception author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

SILVA, Valéria Costa Evangelista da  and  ZAGO, Márcia Maria Fontão. A revelação do diagnóstico de câncer para profissionais e pacientes. Rev. bras. enferm. [online]. 2005, vol.58, n.4, pp. 476-480. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672005000400019.

A revelação do diagnóstico de câncer é considerada um momento crucial e a forma como o profissional de saúde dá a notícia interfere diretamente na relação do paciente com o próprio diagnóstico. O estudo objetiva uma proposta de discussão sobre a importância da revelação do diagnóstico de câncer para o paciente e os profissionais de saúde. A metodologia trata-se de um ensaio. Na discussão abordam-se perspectivas de trabalhos que envolvem interação profissional de saúde e paciente, retrata-se a revelação do diagnóstico e a atuação da enfermagem no processo de comunicação. A difícil tarefa de revelar o diagnóstico pode divergir no campo da experiência de cada um e o profissional de saúde deve estar preparado para atuar de forma eficaz, levando em consideração as questões culturais, sociais e psicológicas do paciente em relação à preferência pela informação.

Keywords : Câncer; Relação profissional-paciente; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese