SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue1Spontaneous and induced abortion: feelings experienced by men author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

FRIEDLANDER, Maria Romana  and  MOREIRA, Maria Teresa de Arbués. Formação do enfermeiro: características do professor e o sucesso escolar. Rev. bras. enferm. [online]. 2006, vol.59, n.1, pp. 9-13. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000100002.

Descreve as características do professor que leciona as disciplinas que obtiveram os maiores índices de sucesso na avaliação realizada pelos estudantes. Foi realizado numa escola de ensino superior de enfermagem de Lisboa (Portugal), com 16 professores que responderam um questionário. Concluiu-se que o professor bem avaliado pelos estudantes possui os seguintes atributos: é maduro, bem qualificado para o ensino, com sólida experiência na docência e boa experiência no exercício da profissão. Na opinião dos próprios professores, são capazes de estabelecer um bom relacionamento com seus alunos, acreditam-se eficazes na prática docente e possuem um profundo conhecimento de sua disciplina. Todos utilizam a aula expositiva com interação e diálogo com os alunos, e complementada por experiências e vivências práticas, debates, discussões, dramatizações e simulações. As autoras alertam para a necessidade de outras pesquisas sobre o tema.

Keywords : Educação em enfermagem; Bacharelato em enfermagem; Docente de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese