SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue1Mothers' conceptions about their premature children in ICUAdolescent mother experiencing child care: a theoretic model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

BARCELOS, Luisa Maria da Silva de  and  ALVIM, Neide Aparecida Titonelli. Atenção e presença física: dimensões expressivas e a prática dialógica do cuidado de enfermagem na perspectiva do cliente hospitalizado. Rev. bras. enferm. [online]. 2006, vol.59, n.1, pp. 25-29. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000100005.

Estudo qualitativo, discutiu a atenção e a presença física como cuidados fundamentais expressos na relação dialógica entre o cliente vivendo com AIDS e a equipe de enfermagem hospitalar, utilizando conceitos de atividades expressivas e cuidado humano, segundo Watson e de diálogo, conforme Freire. Participaram cinco pessoas com vivência de internação, sob acompanhamento ambulatorial num hospital do Rio de Janeiro. Utilizou-se a triangulação de técnicas: almanaque, entrevista semi-estruturada e observação participante. Mostrou a importância da valorização daquilo que é necessário e de interesse do cliente a partir da atenção e da presença física como requisitos indispensáveis no cuidado humano, expressos na experiência dialógica e na participação do cliente em todo o processo de cuidado.

Keywords : Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Cuidados de enfermagem; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese