SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue1Attention and physical presence: expressive dimensions and the dialogical practice of nursing care according to the perpective of the hospitalized clientEducating nurses for the SUS: a challenge for nursing schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

ANDRADE, Paula Rosemberg de; RIBEIRO, Circéa Amalia  and  SILVA, Conceição Vieira da. Mãe adolescente vivenciando o cuidado do filho: um modelo teórico. Rev. bras. enferm. [online]. 2006, vol.59, n.1, pp. 30-35. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000100006.

Este estudo objetivou compreender o significado que tem, para a mãe adolescente, vivenciar o cuidado de seu filho. Participaram do mesmo, oito mães adolescentes entre 15 e 19 anos de idade. As estratégias utilizadas para a coleta de dados foram: a observação participante e a entrevista semi-estruturada. O Interacionismo Simbólico foi usado como referencial teórico e a Teoria Fundamentada nos Dados como referencial metodológico. A análise comparativa dos dados permitiu construir o modelo teórico Superando dificuldades impulsionada pela força do amor revelando que a experiência de cuidar do filho para a mãe adolescente é impulsionada pela vivência de sentimentos que fazem com que desenvolva estratégias de ação e interação, buscando recursos para cuidar de seu filho da melhor maneira possível.

Keywords : Adolescente; Gravidez na adolescência; Relações mãe-filho; Enfermagem pediátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese