SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue1Adolescent mother experiencing child care: a theoretic modelOccupational risk in Basic and Advanced Emergency Life Support Units author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

BERNARDINO, Elizabeth; OLIVEIRA, Elda de  and  CIAMPONE, Maria Helena Trench. Preparando enfermeiros para o SUS: o desafio das escolas formadoras. Rev. bras. enferm. [online]. 2006, vol.59, n.1, pp. 36-40. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000100007.

O estudo bjetiva a seleção de algumas estratégias a serem utilizadas pelos cursos de graduação em Enfermagem para despertar no aluno maior interesse na área de saúde coletiva. Trata-se de um estudo de caso, que toma como cenário um curso particular de graduação do sul do Brasil, no qual foi percebido a opção sistemática dos alunos pela área hospitalar quando da escolha de campos de estágio para desenvolvimento da Monografia de Conclusão de Curso. Foi utilizado o método de Planejamento Estratégico Situacional (PES) como uma ferramenta para ampliar a análise do problema e alcançar os objetivos propostos. Como resultado, o método se apresentou eficiente no sentido de permitir a reavaliação das estratégias pedagógicas do curso para alcançar o perfil pretendido do egresso.

Keywords : Saúde pública [educação]; Educação em enfermagem; lanejamento estratégico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese