SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue1The need for nursing care in Intensive Care Units: daily patient assessment according to the Nursing Activities Score (NAS)Registry of child information in the Patient Health Record and the comprehensiveness of practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

SANTOS, Kátia Massuda Alves Batista dos  and  SILVA, Maria Júlia Paes da. Percepção dos profissionais de saúde sobre a comunicação com os familiares de pacientes em UTIs. Rev. bras. enferm. [online]. 2006, vol.59, n.1, pp. 61-66. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000100012.

A pesquisa objetivou verificar como os profissionais de saúde percebem a comunicação com os familiares de pacientes internados em UTI. A coleta de dados foi realizada em um hospital privado e envolveu 37 profissionais de saúde, sendo obtida por meio de entrevistas semi-estruturadas, gravadas em fita cassete. A análise de conteúdo demonstrou duas grandes categorias: aspectos que dificultam a comunicação com os familiares e aspectos que facilitam a comunicação com os familiares. Os aspectos que dificultam a interação sobressaíram-se em relação aos que facilitam: informações nem sempre compreendidas pelos familiares, a gravidade do paciente, a dinâmica da unidade, o grau de desconhecimento pelo profissional da evolução clínica do paciente, dificuldades no jeito de ser do profissional e o espaço físico inadequado.

Keywords : Comunicação; Relações profissional-família; Cuidados intensivos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese