SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue1Perception of helthcare professionals about communication with relatives of ICU patientsOccupational accidents with biohazards: the perception of the injured worker author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

PRADO, Sônia Regina Leite de Almeida  and  FUJIMORI, Elizabeth. Registro em prontuário de crianças e a prática da integralidade. Rev. bras. enferm. [online]. 2006, vol.59, n.1, pp. 67-71. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000100013.

Tendo o princípio da integralidade como um dos aspectos fundamentais na qualidade da atenção prestada à saúde, elegeu-se o registro em prontuário como indicador de sua expressão na prática. O objetivo foi analisar o registro em prontuário de duas unidades de saúde com modelos assistenciais distintos, uma que organiza a assistência conforme o modelo tradicional (sem-PSF) e outra que tem com o eixo estruturante , o Programa de Saúde da Família (com-PSF). Foram analisados 194 prontuários de crianças menores de 5 anos. Constatou-se que na unidade com-PSF os registros são mais sistemáticos, favorecendo a melhor compreensão do processo saúde-doença, a integração entre os profissionais e o acompanhamento sistemático da criança, promovendo a continuidade da assistência, e portanto, a integralidade da atenção.

Keywords : Atenção primária à saúde; Prática profissional; Saúde infantil; Criança.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese