SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue1Registry of child information in the Patient Health Record and the comprehensiveness of practiceHumanization and its multiple discourses: an analysis from REBEn's content author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

DAMASCENO, Ariadna Pires et al. Acidentes ocupacionais com material biológico: a percepção do profissional acidentado. Rev. bras. enferm. [online]. 2006, vol.59, n.1, pp. 72-77. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000100014.

Objetivando identificar a percepção dos profissionais de saúde de uma instituição especializada em atendimento de emergência de Goiânia sobre o contexto envolvido no acidente com material biológico, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo entre diferentes categorias. Inicialmente, 382 profissionais responderam a um questionário para identificar os acidentados, destes 39 também participaram de uma entrevista que abordava aspectos gerais dos acidentes. Entre as principais causas destacadas estão: descuido, não adoção das medidas preventivas, gravidade dos pacientes e pressa. Entre os sentimentos vivenciados destacaram: insegurança, medo da contaminação, raiva e até tranqüilidade. Metade declarou que o acidente não lhe trouxe nenhuma conseqüência. Os dados apontam para necessidade de auto-valorização da saúde do trabalhador e de programas direcionados à melhoraria da segurança ocupacional.

Keywords : Risco ocupacional; Saúde ocupacional; Serviços médicos de emergência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese