SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue1Occupational accidents with biohazards: the perception of the injured workerThe movement for quality in healthcare and nursing services author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

OLIVEIRA, Caroline Pimenta de  and  KRUSE, Maria Henriqueta Luce. A humanização e seus múltiplos discursos: análise a partir da REBEn. Rev. bras. enferm. [online]. 2006, vol.59, n.1, pp. 78-83. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000100015.

Estudo dos discursos sobre os significados da humanização da assistência à saúde e suas transformações ao longo do tempo, através de pesquisa bibliográfica. As análises são pautadas por uma hipótese de leitura da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), inspiradas nas idéias de Michel Foucault, especialmente seu conceito de discurso. Identificamos como condições do aparecimento dos discursos: as características do profissional de enfermagem, a associação do significado de humanização ao conhecimento científico e a reafirmação de seu tradicional significado adequando-o a nova política de saúde. Como instâncias delimitadoras do discurso temos: a enfermagem, o governo, e a tecnologia. Também são apresentados sentidos atribuídos à humanização desde a década de 70 até os dias de hoje.

Keywords : Cuidados de enfermagem; Prestação de cuidados de saúde; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese