SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue1The movement for quality in healthcare and nursing servicesColective process of knowledge production in health: an overview in hospital nursing practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

SANTOS, Regina Maria dos; TREZZA, Maria Cristina Soares Figueiredo; BARROS, Walcyr de Oliveira  and  LEITE, Joséte Luzia. História e perspectivas da organização dos enfermeiros nos movimentos sindicais. Rev. bras. enferm. [online]. 2006, vol.59, n.1, pp. 89-94. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000100017.

Trata-se de uma abordagem reflexiva sobre a história da organização dos enfermeiros no movimento sindical CUTista e as perspectivas para o futuro deste movimento. Objetivou-se descortinar que caminhos se apresentam para o movimento sindical no presente. Tomou-se como fontes primárias documentos teses da CUT. Partiu-se de uma retrospectiva do movimento CUTista no Brasil, discutindo seus princípios constituintes. Abordou-se a reforma trabalhista e sindical, indagando-se os caminhos a trilhar na atual conjuntura que respeitem os princípios desta Central Sindical, assumindo a defesa dos direitos dos trabalhadores. Defendeu a independência dos partidos e do governo, colocando em foco os Sindicatos e Federação Nacional dos Enfermeiros, apontando perspectivas, sugerindo pontos de pauta para discussões e ligações com a luta geral dos trabalhadores brasileiros.

Keywords : Sociedades de enfermagem; História da enfermagem; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese