SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue1History and perspectives of nurses' organization in union movementsTaking care of the caregiver in the working setting: an action proposal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

MEYER, Dagmar Elisabeth Estermann. Processos coletivos de produção de conhecimento em saúde: um olhar sobre o exercício de enfermagem no hospital. Rev. bras. enferm. [online]. 2006, vol.59, n.1, pp. 95-99. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000100018.

O artigo apresenta reflexões que decorrem de minha participação em uma mesa redonda em que se discutiu a temática Processos coletivos de produção de conhecimento em saúde. Com base em autores como Michel Foucault e Norbert Elias, dentre outros, procuro discutir e problematizar algumas dimensões do processo de produção de um conhecimento particular (o conhecimento científico), em um espaço singular (o hospital), considerando a posição de um saber-fazer específico (o de enfermagem) no contexto de uma prática profissional pontual (o registro ou as anotações de enfermagem) que têm como foco direto de seu trabalho a doença e o corpo doente. Para isso, estruturo o texto em torno de três perguntas inter-relacionadas e inter-dependentes: que saberes conformam e informam o fazer de enfermagem hospitalar? Que saberes o fazer de enfermagem, traduzido nos registros, reforça, legitima e retro-alimenta? Como isso se dá e com que efeitos, para quem?

Keywords : Conhecimento; Cuidados de enfermagem; Serviço hospitalar de enfermagem; Registros de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese