SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue1Colective process of knowledge production in health: an overview in hospital nursing practiceGroup of Care Orientation for Families of Patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

OLINISKI, Samanta Reikdal  and  LACERDA, Maria Ribeiro. Cuidando do cuidador no ambiente de trabalho: uma proposta de ação. Rev. bras. enferm. [online]. 2006, vol.59, n.1, pp. 100-104. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000100019.

Este é um relato de experiência que teve por objetivos estimular a sensibilização da equipe de enfermagem para o cuidado de si e desenvolver dentro do ambiente de trabalho ações que o promovessem. O referencial teórico adotado seguiu os pressupostos de Watson. Os sujeitos foram duas equipes de enfermagem que atuavam em unidades de terapia intensiva, nas quais foram realizadas diferentes atividades tais como alongamentos, dinâmicas e atividades de relaxamento. Obteve-se uma resposta positiva dos grupos que se sentiram cuidados, valorizados e puderam se conhecer melhor e praticar ações de cuidado para consigo mesmo. Deste modo, as ações e interações desenvolvidas estimularam e propiciaram o cuidado de si dentro e fora do ambiente de trabalho, e também despertaram para a importância deste cuidado em suas práticas de trabalho.

Keywords : Equipe de Enfermagem; Ambiente de Trabalho; Modelos de Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese