SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número4A formação do enfermeiro: construindo a integralidade do cuidadoO ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico nos cursos de graduação em enfermagem no Estado de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

PRADO, Sônia Regina Leite de Almeida  e  FUJIMORI, Elizabeth. Conhecimento materno/familiar sobre o cuidado prestado à criança doente. Rev. bras. enferm. [online]. 2006, vol.59, n.4, pp. 492-496. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000400004.

Dentre as bases da estratégia AIDPI destacam-se medidas para o cuidado efetivo da criança no domicílio. Considerando que essa estratégia foi prioritariamente implantada nas unidades de saúde com Programa de Saúde da Família-PSF, este estudo teve como objetivo, identificar conhecimentos maternos em relação ao cuidado prestado à criança com infecção respiratória aguda ou com diarréia, em unidades de saúde com modelos assistenciais distintos, com-PSF e sem-PSF. Os resultados apontaram que o grau de conhecimento da mãe e/ou familiares era semelhante nos dois modelos assistenciais. Com relação à diarréia, ainda persistiam conhecimentos superados do ponto de vista cientifico, mostrando a necessidade de se melhorar a comunicação com a mãe ou familiares, mesmo na unidade de saúde com-PSF.

Palavras-chave : Saúde da criança; Enfermagem em saúde comunitária; Programa de saúde da família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português