SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número4Conhecimento materno/familiar sobre o cuidado prestado à criança doenteCIPESC® Curitiba: o trabalho da enfermagem no Distrito Bairro Novo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

CINTRA, Sílvia Maira Pereira; SILVA, Conceição Vieira da  e  RIBEIRO, Circéia Amália. O ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico nos cursos de graduação em enfermagem no Estado de São Paulo. Rev. bras. enferm. [online]. 2006, vol.59, n.4, pp. 497-501. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000400005.

Este estudo é uma pesquisa quantitativa, descritiva, com os objetivos de caracterizar o ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico e analisar as facilidades e dificuldades de seu desenvolvimento nos cursos de graduação em enfermagem do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados em 40 instituições, tendo como sujeitos participantes 76 docentes. Os resultados demonstraram que a temática é abordada no conteúdo programático da disciplina Enfermagem Pediátrica na maioria das instituições, na 3.ª série, mais efetivamente nos últimos dez anos, tanto no ensino teórico como prático. A carga horária teórica variou de uma a 20 horas, foram utilizadas aulas expositivas e participativas e na estratégia de avaliação teórica prevaleceu a prova escrita e na prática, a observação do aluno. Algumas facilidades e dificuldades citadas se referem à valorização e a infraestrutura favoráveis a este recurso.

Palavras-chave : Educação em enfermagem; Jogos e brinquedos; Enfermagem pediátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português