SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número6Adherencia de los Cursos de Pregrado en Enfermería a las Pautas Curriculares NacionalesFinalidades y función de la evaluación en la educación de enfermeros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Enfermagem

versión impresa ISSN 0034-7167versión On-line ISSN 1984-0446

Resumen

FREITAS, Maria Aparecida de Oliveira  y  SEIFFERT, Otília Maria Lúcia Barbosa. Formação docente e o ensino de Pós-Graduação em Saúde: uma experiência na UNIFESP. Rev. bras. enferm. [online]. 2007, vol.60, n.6, pp.635-640. ISSN 1984-0446.  https://doi.org/10.1590/S0034-71672007000600004.

O artigo trata do significado atribuído à Disciplina de Formação Didático-Pedagógica em Saúde por egressos, nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIFESP. O percurso metodológico compreendeu pesquisa bibliográfica sobre docência universitária; pesquisa documental à legislação nacional sobre ensino superior, docência e pós-graduação, e documentos relacionados à Disciplina; mapeamento dos egressos no período de 1998 a 2003, para composição da amostra dos sujeitos que estivessem exercendo a docência; aplicação de questionário semi-estruturado a 112 egressos e análise dos dados orientada pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam influência da Disciplina na atuação da docência desses egressos, indicando sua importância para o processo de formação docente para o magistério superior em saúde.

Palabras clave : Docentes; Centros educacionais de áreas de saúde; Educação de pós-graduação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons