SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue1Process of ascenssion to position and the ease and difficulties in the management of territory in the Family Health StrategyHistorical analysis of ABEn's Newsletter: changes and transformations in the XXI Century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167On-line version ISSN 1984-0446

Abstract

LOPES NETO, David et al. Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem. Rev. bras. enferm. [online]. 2008, vol.61, n.1, pp.46-53. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000100007.

A investigação teve como objetivo, partindo do índice de aderência dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais, analisar qualitativamente potencialidades e fragilidades dos cursos. Estudo descritivo, comparativo, tendo como base os relatórios dos processos avaliativos conduzidos pelo INEP/MEC. Amostra constituída pelos relatórios para fins de reconhecimento e renovação de reconhecimento, realizados no período de 2002 a 2006, relativos a 12 cursos de graduação. Foram analisados 8 cursos localizados nos quartis superior e 4 no inferior. O estudo revelou fortalezas e fraquezas dos cursos nas três dimensões dos relatórios de avaliação, e aponta para a necessidade das escolas/cursos buscarem melhor vinculação entre a adoção das bases epistemológicas presentes nas DCN/ENF e as propostas nos PPC/ENF.

Keywords : Educação em enfermagem; Avaliação educacional; Programas de graduação em enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License