SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue3Analysis of communication between blind people and Nursing studentsNurse in the attention of sexual and reproductive health of the adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

SCARPARO, Ariane Fazzolo  and  FERRAZ, Clarice Aparecida. Auditoria em Enfermagem: identificando sua concepção e métodos. Rev. bras. enferm. [online]. 2008, vol.61, n.3, pp. 302-305. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000300004.

O presente estudo objetivou identificar e analisar opiniões de especialistas em auditoria que atuam no contexto da enfermagem e sistematizar tendências de concepção, método e finalidade da auditoria de enfermagem, na atualidade e para os próximos cinco anos. Metodologicamente, a investigação foi estruturada utilizando-se da técnica Delphi, tipo de avaliação prospectiva e consensual de tendências, por parte de especialistas no tema investigado. Os resultados revelaram que a concepção atual da auditoria está enfocada na visão contábil e financeira, tendo em vista a sustentação econômica do hospital e como ato de controladoria visando identificar pagamentos indevidos referentes à conta hospitalar; no futuro, a essa concepção será associada à avaliação da qualidade da assistência, com envolvimento em outras áreas que nela interferem.

Keywords : Auditoria de enfermagem; Economia; Qualidade da assistência à saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese