SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue3Nursing audit: identifying notions and methodTherapeutic communication in Nursing: essential instrument of care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

OLIVEIRA, Thays Cristina de; CARVALHO, Liliane Pinto  and  SILVA, Marysia Alves da. O enfermeiro na atenção à saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes. Rev. bras. enferm. [online]. 2008, vol.61, n.3, pp. 306-311. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000300005.

O estudo busca compreender a participação dos enfermeiros na atenção à saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes, a forma de acolhimento nas unidades de saúde e a perspectiva da integralidade no processo. A abordagem é qualitativa e o instrumento, a entrevista não estruturada. Os sujeitos são enfermeiros que atuam nas UBS. Os resultados apontam para atendimentos individuais conforme a demanda, e grupais, como em escolas. A integralidade é motivo de preocupação para os enfermeiros, devido aos limites de tempo, capacitação e recursos. Recomendamos novos estudos com base epidemiológica voltados para esse grupo e sobre a participação dos enfermeiros e população nos Conselhos Locais de Saúde, para discussão dos problemas e melhor resolutividade.

Keywords : Sexualidade; Comportamento Reprodutivo; Serviços de Saúde do Adolescente; Papel do profissional de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese