SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue3Nurse in the attention of sexual and reproductive health of the adolescentsPerception of the community health agent about the Healthy Family Program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

PONTES, Alexandra Carvalho; LEITAO, Ilse Maria Tigre Arruda  and  RAMOS, Islane Costa. Comunicação terapêutica em Enfermagem: instrumento essencial do cuidado. Rev. bras. enferm. [online]. 2008, vol.61, n.3, pp. 312-318. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000300006.

O objetivo deste estudo foi analisar o processo de comunicação terapêutica desenvolvida por enfermeiros numa unidade de internação com base na teoria de Peplau. Pesquisa descritiva-exploratória realizada em um Hospital Público de Fortaleza, CE, em outubro e novembro de 2006. Participaram 14 pacientes e 12 enfermeiros, através de uma entrevista semi-estruturada. Os dados foram organizados em temáticas, discutidas com base na literatura. Os resultados revelam que, desde a admissão até a alta do paciente, há comunicação e interação, sendo desenvolvido um relacionamento interpessoal. Muitas vezes, contudo, essa comunicação não é como deveria ser, pois a enfermeira pouco prioriza em seu tempo de trabalho as visitas junto aos pacientes. Estes têm dificuldade de distinguir as enfermeiras dos outros membros da equipe, dificultando a fase de aproximação e o desenvolvimento de uma comunicação terapêutica.

Keywords : Comunicação; Enfermagem; Cuidado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese