SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue3Therapeutic communication in Nursing: essential instrument of careScientific production trajectory of the São Paulo Federal University Post-Graduate Program in Nursing Services Management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

HILDEBRAND, Stella Maris  and  SHIMIZU, Helena Eri. Percepção do agente comunitário sobre o Programa Família Saudável. Rev. bras. enferm. [online]. 2008, vol.61, n.3, pp. 319-324. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000300007.

O objetivo é conhecer a percepção do Agente Comunitário de Saúde sobre o Programa Família Saudável a fim de identificar as potencialidades e fragilidades para mudança do modelo de atenção. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado na unidade de Família Saudável de São Sebastião, DF. A coleta de dados consistiu na observação do processo de trabalho e entrevistas com quatro Agentes Comunitários de Saúde, analisadas com a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados demonstraram que o objeto de trabalho do PSF são os problemas de saúde encontrados na comunidade, onde são desenvolvidas ações básicas cuja finalidade é descongestionar serviços de saúde. Conclui-se que o Programa Família Saudável caminha em direção a mudanças, sobretudo porque possibilita a criação de vínculo com a comunidade.

Keywords : Enfermagem em saúde comunitária; Saúde da família; Atenção básica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese