SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue3Maternal experiences in the reality of having an autistic son: an understanding for nursingHealth care to children and adolescents sheltered in Ribeirão Preto, SP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

REIS, Carla Klava dos; GUIRARDELLO, Ednêis de Brito  and  CAMPOS, Claudinei José Gomes. O indivíduo renal crônico e as demandas de atenção. Rev. bras. enferm. [online]. 2008, vol.61, n.3, pp. 336-341. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000300010.

Objetivou-se analisar as diferentes fontes de demanda de atenção vivenciadas por oito mulheres com insuficiência renal crônica, em tratamento hemodialítico de um hospital universitário do interior do Estado de São Paulo. Trata-se de um estudo qualitativo, por meio de uma entrevista semi-estruturada. A análise foi descritiva por meio da técnica de análise de conteúdo. Dentre as demandas destacam-se: ausência de perspectiva quanto ao futuro; morte como possibilidade iminente; perda de autonomia e relação de dependência com a máquina. Há ainda a responsabilidade materna e a preocupação com o colega que vivencia tal problema. Tais demandas podem dificultar para a pessoa em direcionar atenção para situações importantes, como o tratamento e a busca por uma melhor qualidade de vida.

Keywords : Insuficiência renal crônica; Hemodiálise; Atenção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese