SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue3Health care to children and adolescents sheltered in Ribeirão Preto, SPProfessional formation: changes happened in Nursing Courses, CE, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

GONCALVES, Roselane; URASAKI, Maristela Belletti Mutt; MERIGHI, Miriam Aparecida Barbosa  and  D'AVILA, Carla Gisele. Avaliação da efetividade da assistência pré-natal de uma Unidade de Saúde da Família em um município da Grande São Paulo. Rev. bras. enferm. [online]. 2008, vol.61, n.3, pp. 349-353. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000300012.

Dada a importância da qualidade do cuidado pré-natal na redução da morbi-mortalidade materna e perinatal, este estudo objetivou avaliar a qualidade da assistência prestada à gestantes de baixo risco por meio dos indicadores de qualidade preconizados pelo Ministério da Saúde. Trata-se de um estudo avaliativo, quantitativo e retrospectivo realizado em um Serviço de Pré-Natal de uma Unidade de Saúde da Família de um Município da Grande São Paulo. Os resultados evidenciaram que o Programa de Saúde da Família propicia assistência pré-natal de qualidade, e que o vínculo estabelecido entre os profissionais da Unidade e os Agentes Comunitários de Saúde com as gestantes é imprescindível para a adesão das mesmas ao Programa de Assistência Pré-Natal.

Keywords : Assistência pré-natal; Saúde da mulher; Programa saúde da família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese