SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue4The social representations of hospital-acquired infections elaborated by nursing professionalsKnowledge of nurses about the Service for Assistance to Women Victims of Sexual Violence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

MADEIRA, Maria Zélia de Araújo  and  LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa. A prática de ensinar: dialogando com as professoras de enfermagem. Rev. bras. enferm. [online]. 2008, vol.61, n.4, pp. 447-453. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000400008.

Este artigo tem como objetivos discutir e explicitar a prática pedagógica cotidiana do docente de enfermagem da UFPI. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com ênfase metodológica na História Oral, tendo como sujeitos-interlocutores professores do curso de enfermagem da referida IES e como instrumentos de produção de dados: entrevistas semi-estruturadas. A análise de dados efetivou-se a partir da análise de conteúdo. As docentes de enfermagem consideraram em suas narrativas orais o propósito de romper com a forma vertical de ensinar ao estimular no aluno o poder da criatividade e da compreensão da realidade em permanente transformação.

Keywords : Ensino; Educação em enfermagem; Docente de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese