SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue5Understanding care dimensions in an emergency hospital unitEvaluation of an expert system on nursing diagnoses related to urinary elimination author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

TERRA, Marlene Gomes et al. O dito e o não-dito do ser-docente-enfermeiro/a na compreensão da sensibilidade. Rev. bras. enferm. [online]. 2008, vol.61, n.5, pp. 558-564. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000500005.

Este estudo tem o objetivo de descrever o dito e o não-dito na compreensão da sensibilidade do ser-docente-enfermeiro/a no ensino da Enfermagem. Buscou-se na fenomenologia o referencial teórico-filosófico de Maurice Merleau-Ponty, e suporte metodológico na fenomenologia-hermenêutica de Paul Ricoeur. Foram entrevistados 19 docentes-enfermeiros/as de uma Instituição Pública de Ensino Superior do sul do Brasil, nos meses de novembro e dezembro de 2006. A análise dos dados evidenciou a sensibilidade como base para desenvolver o fazer, pensar, cuidar e pesquisar. Sem a sensibilidade, as relações e interações no ensino da Enfermagem não passarão de técnicas e teorias sobre o cuidado.

Keywords : Filosofia; Pesquisa qualitativa; Educação; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese