SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue4Nomenclature of nursing interventions to the medical clinic of a teaching hospitalNursing care for the aged with Dementia and with behavioral symptoms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

CARVALHO, Cecília Maria Resende Gonçalves de; BRITO, Cleidiane Maria Sales de; NERY, Inez Sampaio  and  FIGUEIREDO, Maria do Livramento Fortes. Prevenção de câncer de mama em mulheres idosas: uma revisão. Rev. bras. enferm. [online]. 2009, vol.62, n.4, pp. 579-582. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672009000400014.

Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica nacional, que objetivou refletir sobre a prevenção do câncer de mama em idosas. Esta curiosidade surgiu a partir da constatação da transição demográfica brasileira e da evidente feminização da velhice, o que impõe demandas assistênciais específicas e integrais para este segmento populacional. Ressalta-se a necessidade de ampliar o conhecimento a cerca da problemática, bem como a superação do negligenciamento na prevenção desta patologia, especialmente na velhice. Focalizaram-se dois tópicos reflexivos: Envelhecimento Feminino, Saúde e Gênero e Lacuna na integralidade da assistência à mulher idosa: conscientizar para libertar. Espera-se com esta reflexão possa subsidiar melhorias na assistência, favorecer a inclusão desta temática no ensino e estimular novas investigações.

Keywords : Câncer de mama [prevenção & controle]; Envelhecimento; Assistência integral à saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese