SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue4Methodology for the use of chat in nursingRooming-in as a space for maternal and professional care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

LUNARDI, Valéria Lerch et al. Sofrimento moral e a dimensão ética no trabalho da enfermagem. Rev. bras. enferm. [online]. 2009, vol.62, n.4, pp. 599-603. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672009000400018.

Trabalhadores de enfermagem vivenciam problemas morais, dilemas morais e sofrimento moral, no seu cotidiano profissional. O sofrimento moral manifesta-se quando os trabalhadores apresentam dificuldades para executar situações moralmente adequadas, segundo suas consciências. O texto tem como objetivo enfocar o sofrimento moral dos trabalhadores de enfermagem e sua relação com problemas morais e dilemas morais, abordando conceitos, vivências de sofrimento moral e possíveis estratégias a serem adotadas para o seu enfrentamento. Enfocar o sofrimento moral provocado pelo enfrentamento de problemas e dilemas morais no trabalho da enfermagem parece fundamental, não apenas para desvelar um fenômeno ainda pouco conhecido, mesmo que vivenciado quase que diariamente, mas, também, para destacar a necessidade de problematização e valorização da dimensão ética do trabalho em saúde.

Keywords : Enfermagem; Ética; Ética de enfermagem; Dano moral.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese