SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número4Aplicação da Teoria de Orem em intervenções durante a gestação e climatérioCuidando de si, do outro e "do nós" na perspectiva da complexidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

BASSINELLO, Greicelene Aparecida Hespanhol  e  BAGNATO, Maria Helena Salgado. Os primórdios do Projeto Larga Escala: tempo de rememorar. Rev. bras. enferm. [online]. 2009, vol.62, n.4, pp. 620-626. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672009000400022.

Neste trabalho reconstituímos os primeiros contornos do Programa de Formação em Larga Escala de pessoal de Nível Médio e Elementar para os serviços básicos de saúde. Examinamos os primórdios do Plano de Larga Escala, apoiados em fontes documentais, em especial contamos com a entrevista-memória de Izabel dos Santos que preencheu de significados essa experiência. Nas análises investigamos os pressupostos e a tramitação da Proposta em âmbito nacional. Do nosso ponto de vista, esta experiência incorporou um sentido mais amplo de qualificação: em que a centralidade do trabalho, como uma condição para o processo de formação de trabalhadores, constituiu-se como um pressuposto pedagógico-metodológico e de qualificação no ambiente de serviço, com o intuito de formar um profissional crítico.

Palavras-chave : História da enfermagem; Educação profissionalizante; Educação em enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português