SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue6Nursing in stomatherapy: clinical care for the patient with varicose ulcerCompetencies of the nurse in the management of cognitive and capital knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

ALCANTARA, Talita Ferreira Dourado Laurindo de  and  MARQUES, Isaac Rosa. Avanços na monitorização neurológica intensiva: implicações para a enfermagem. Rev. bras. enferm. [online]. 2009, vol.62, n.6, pp. 894-900. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672009000600015.

A monitorização neurológica é uma avaliação e acompanhamento de dados fornecidos por aparelhagem técnica das alterações do sistema nervoso. Este estudo teve como objetivo realizar uma atualização sobre os diferentes métodos de monitorização neurológica intensiva e estabelecer relações com o trabalho do enfermeiro. O impacto do suprimento e renovação de equipamentos eletroeletrônicos de suporte vital ao paciente na unidade de terapia intensiva é um fato concreto, o que deve fazer com que a equipe de enfermagem se adapte ao ritmo da nova tecnologia a serviço da saúde do paciente. Monitorizar pacientes com alterações neurológicas é um grande desafio para toda a equipe, mas é através dela que se obtêm dados confiáveis e necessários para a intervenção.

Keywords : Neurologia; Monitorização; Cuidados intensivos; Cuidados de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese