SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue4Education in health: perspectives of the Family Health Strategy team under Paulo Freire's viewNurse's role on basic health care regarding to the approach to drug addicted in João Pessoa, PB, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

PONTES, Ana Paula Munhen de; CESSO, Rachel Garcia Dantas; OLIVEIRA, Denize Cristina de  and  GOMES, Antonio Marcos Tosoli. Facilidades de acesso reveladas pelos usuários do Sistema Único de Saúde. Rev. bras. enferm. [online]. 2010, vol.63, n.4, pp. 574-580. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672010000400012.

Este trabalho objetivou analisar a percepção dos usuários sobre as facilidades de acesso às ações e serviços do SUS. Estudo qualitativo, realizado com 24 usuários do SUS em um hospital federal na cidade do Rio de Janeiro. Na coleta de dados utilizou-se a técnica de entrevista semi-estruturada; a análise foi realizada através da técnica de análise de conteúdo temática. Os sujeitos reconhecem o acesso a diversos serviços do SUS, assim como os fatores associados a esse acesso, como o processo de referência, a sorte e a crença em Deus. Foi possível verificar a existência de uma atitude positiva acerca do sistema de saúde, bem como a identificação de um conjunto dos seus princípios.

Keywords : Sistema Único de Saúde; Acesso aos serviços de saúde; Acesso universal a serviços de saúde; Política de saúde; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese