SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue5Daily careSocial representations of women submitted to mastectomy and the implications for self-care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

GOMES, Antônio Marcos Tosoli  and  CABRAL, Ivone Evangelista. Ocultamento e silenciamento familiares no cuidado à criança em terapia antiretroviral. Rev. bras. enferm. [online]. 2010, vol.63, n.5, pp. 719-726. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672010000500005.

Definiu-se como objetivos desse estudo desvelar o cotidiano de cuidadores de criança em terapia antiretroviral e analisar as dimensões presentes na implementação do cuidado medicamentoso. De cunho qualitativo, desenvolveu-se duas dinâmicas do concreto do Método Criativo-Sensível com sete sujeitos, realizando-se análise de discurso. Os resultados apontam a existência de um cotidiano perpassado pelo ocultamento e silenciamento. O ocultamento é explicitado pelas regularidades lingüísticas em que HIV/Aids não aparece; também é percebido na organização do cotidiano, ao não expor a soropositividade. O silenciamento é encontrado basicamente na relação com a criança, quando seus questionamentos não são respondidos. Conclui-se que o silenciamento e o ocultamento necessitam ser abordados pelo enfermeiro em sua intervenção no cuidado e na educação em saúde.

Keywords : HIV; Criança; Enfermagem pediátrica; Educação em saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese