SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número5Perfil epidemiológico da população idosa de Belo Horizonte, MG, BrasilProdução do conhecimento científico de Enfermagem em Nefrologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

BORGES, Moema da Silva  e  SILVA, Hellén Cristina Pereira da. Cuidar ou tratar? Busca do campo de competência e identidade profissional da enfermagem. Rev. bras. enferm. [online]. 2010, vol.63, n.5, pp. 823-829. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672010000500021.

Estudo qualitativo cujo objetivo foi identificar o núcleo central das representações sociais sobre os conceitos de cuidar e tratar dos profissionais de enfermagem. Participaram do estudo 45 sujeitos que responderam a um questionário de livre associação. Os dados foram analisados com o auxílio do software Evoc. Os resultados revelam que os conceitos de cuidar e tratar são interpretados como ações opostas e não complementares do ato de cuidar. Essas representações sociais comprometem a definição do campo de prática de enfermagem e sua identidade profissional. Conclui-se que o desafio consiste em aliar o tratamento ao processo de cuidar comprovando que o lugar e as contribuições dos cuidados de enfermagem nas práticas de saúde são insubstituíveis.

Palavras-chave : Relações interpessoais; Competência profissional; Cuidados de Enfermagem; Amor; Conhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português