SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue6Mental health in Family Health Strategy: evaluation of matrix supportHospital clinical experience: meanings for Family Health resident nurses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

TEIXEIRA, Carla Regina de Souza et al. Diagnóstico de enfermagem Eliminação urinária prejudicada em pessoas com Diabetes Mellitus. Rev. bras. enferm. [online]. 2010, vol.63, n.6, pp. 908-912. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672010000600006.

Estudo exploratório descritivo com o objetivo de descrever os diagnósticos de enfermagem em pessoas com diabetes mellitus que apresentaram diagnóstico de enfermagem Eliminação urinária prejudicada. Os dados foram obtidos através do exame físico e a técnica de entrevista dirigida. Após a coleta de dados, procedeu-se a identificação dos diagnósticos de enfermagem nomeados de acordo com a Taxonomia II da NANDA, utilizando o processo de raciocínio diagnóstico de Risner. Das 31 pessoas entrevistadas, identificou-se 10 (32%) sujeitos que apresentaram o diagnóstico de enfermagem eliminação urinária prejudicada. Conhecer os fatores relacionados e as caracteristicas definidoras desse diagnóstico possibilita que o enfermeiro trace intervenções de enfermagem que preservem a função renal, e consequentemente a nefropatia diabética.

Keywords : Transtornos urinários; Diabetes mellitus; Diagnóstico de enfermagem; Assistência de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese