SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue6Permanent care: 24 hours nursing care, our way to take care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

OLIVEIRA, Stefanie Griebeler; QUINTANA, Alberto Manuel  and  BERTOLINO, Karla Cristiane Oliveira. Reflexões acerca da morte: um desafio para a enfermagem. Rev. bras. enferm. [online]. 2010, vol.63, n.6, pp.1077-1080. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672010000600033.

Esta reflexão propõe uma reinserção do tema morte, de forma mais presente, no cotidiano dos enfermeiros e seus pares, iniciando com um histórico sobre a morte, focando a transferência dela, que ocorria no quarto do moribundo, para o quarto do hospital. Em seguida, algumas considerações acerca do porque do temor da morte e da necessidade de sua discussão, bem como a reflexão de planejamentos de ações visando tanto o cuidado como conforto ao doente terminal. Com isso, percebe-se a relevância do retorno da abordagem deste tema no cotidiano profissional, considerando-se necessário desmitificá-lo, para possibilitar, que enfermeiros e seus pares planejem ações de conforto ao doente terminal.

Keywords : Morte; Tabu; Enfermagem; Cuidados de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License