SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue2Vulnerability: concept analysis in the clinical practice of nurses from outpatient HIV/AIDSDevelopment of a data collection tool for research with elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

MEDEIROS, Adriane Pinto de; MENEZES, Maria de Fátima Batalha de  and  NAPOLEAO, Anamaria Alves. Fatores de risco e medidas de prevenção do câncer de próstata: subsídios para a enfermagem. Rev. bras. enferm. [online]. 2011, vol.64, n.2, pp. 385-388. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000200027.

Apresenta-se um artigo de reflexão sobre fatores de risco e medidas de prevenção do câncer de próstata, visando contribuir para a abordagem de homens, especialmente durante a consulta de enfermagem. Idade avançada, origem étnica e hereditariedade são fatores de risco potenciais. Dieta pobre em gorduras, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e outros é citada como minimizadora. A finasterida, droga inibidora da 5 alpha-redutase tem sido estudada como redutor de risco. O rastreamento da doença pela dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA) e toque retal é também medida recomendada. Entretanto, maiores evidências científicas ainda estão sendo buscadas sobre esses fatores. A abordagem dos homens na consulta de enfermagem pode contribuir para a identificação de fatores de risco, sinais e sintomas de possíveis alterações.

Keywords : Prevenção de doenças; Neoplasias; Neoplasias da próstata; Saúde do homem; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese