SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue4Environmental pollution, maternal residence and low birth weight author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

GOMES, Antonio Marcos Tosoli; OLIVEIRA, Denize Cristina de  and  SA, Celso Pereira de. O Sistema Único de Saúde na representação social de usuários: uma análise de sua estrutura. Rev. bras. enferm. [online]. 2011, vol.64, n.4, pp.631-638. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000400002.

Este estudo tem como objetivo analisar a estrutura representacional de um grupo de usuários do SUS na cidade do Rio de Janeiro acerca do próprio sistema. De caráter qualitativo, foi desenvolvido com o suporte da teoria do núcleo central das representações sociais, com 104 usuários de cinco instituições de saúde. Os dados foram coletados através de evocações livres ao termo indutor SUS e analisados pelo software EVOC 2000. A estrutura da representação revelou quatro dimensões, a conceitual, a avaliativa, a espacial e a de finalidade, que apresentaram, respectivamente, os seguintes léxicos em seu núcleo central: saúde, bem atendido, hospital e atendimento. Observam-se elementos de contraste negativos em meio à representação positiva do sistema e a presença de todas as dimensões na periferia, com predomínio da dimensão finalidade. Conclui-se que o sistema apresenta-se de forma pragmática para os sujeitos e que a concretização de sua implementação ainda se faz necessária.

Keywords : Psicologia Social; Enfermagem, Sistemas de Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License