Serviços Personalizados
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Similares em
SciELO
Bookmark
Revista Brasileira de Enfermagem
versão impressa ISSN 0034-7167
Resumo
SCHAURICH, Diego. Relação EU-TU Eterno no viver de cuidadoras de crianças com AIDS: estudo com base em Martin Buber. Rev. bras. enferm. [online]. 2011, vol.64, n.4, pp. 651-657. ISSN 0034-7167. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000400004.
Este estudo fenomenológico objetivou compreender o que é ser cuidadora de criança com AIDS, à luz da filosofia de Martin Buber. A entrevista fenomenológica guiou o encontro com sete cuidadoras de crianças com AIDS, selecionadas em um hospital escola de Porto Alegre-RS, região Sul do Brasil. As informações foram interpretadas à luz da hermenêutica, emergindo a unidade de significação Diálogos "entre" o EU familiar e o TU Eterno. Os diálogos ocorrem na busca por respostas que possibilitem a compreensão do significado das repercussões e desafios ao (con)viverem com a AIDS. Revelam esperanças em mudanças, na cura e no desenvolvimento de vacina. Conhecer a importância desses diálogos, no contexto da epidemia HIV/AIDS, facultará o desenvolvimento de um cuidado de enfermagem que congregue aspectos técnico-científicos e humanísticos.
Palavras-chave : Enfermagem; Síndrome da imunodeficiência adquirida; Espiritualidade; Filosofia em enfermagem; Enfermagem pediátrica.












