SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue4I-THOU Eternal relationship in the life of caregivers of children with AIDS: study based on Martin Buber philosophyReported violence: occurrences of maltreatment against children and adolescents registered in a police unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

PAULA, Cristiane Cardoso de; CABRAL, Ivone Evangelista  and  SOUZA, Ivis Emilia de Oliveira. O (não)dito da AIDS no cotidiano de transição da infância para a adolescência. Rev. bras. enferm. [online]. 2011, vol.64, n.4, pp. 658-664. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000400005.

Crianças infectadas por transmissão vertical do HIV transitam da infância para adolescência, e pouco se sabe sobre seu dia a dia. O objetivo foi compreender o (não)dito da AIDS em seu cotidiano. Após aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa de três hospitais do Rio de Janeiro, entrevistou-se onze meninos(as) de 12 a 14 anos, que conheciam seu diagnóstico. A hermenêutica heideggeriana desvelou que o ser-adolescendo adquiriu a doença da mãe; ficou triste por ter familiares doentes; relembrou da revelação diagnóstica e do preconceito que os silenciavam, projetando-se como ser-de-possibilidades num movimento existencial. O cuidado ao ser-adolescendo precisa integrar as dimensões biológica, clínica, sociocultural, ética, política, assistencial e existencial.

Keywords : Saúde da criança; Saúde do adolescente; Enfermagem Pediátrica; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese