Acessibilidade / Reportar erro

Unidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente

Unidad teórico-práctica en la praxis de un currículo integrado: percepción de docentes de Enfermería en la salud de niños y adolescentes

Theory-practice unit in an integrated curriculum praxis: Nursing teachers' perception in children and teenagers' health

Este estudo objetivou compreender a percepção de docentes de um currículo integrado sobre a relação teoria-prática vivenciada no ensino de Enfermagem na área da saúde da criança e do adolescente no. Trata-se de pesquisa qualitativa e descritiva, ancorada nos referenciais teóricos de Vázquez, Freire e Bakhtin. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista não estruturada. A análise do discurso desvelou as categorias: o ensino de enfermagem sob o foco da interdisciplinaridade; o ensino do cuidado à criança contextualizado na saúde da família, em diferentes cenários da prática assistencial; a práxis docente engendrando um movimento dialético da unidade teoria-prática. Sinalizam-se perspectivas para o ensino de Enfermagem, com vistas a subsidiar a prática pedagógica, e repensar as estratégias adotadas em relação à integração teoria-prática nos projetos pedagógicos.

Educação em enfermagem; Currículo; Saúde da criança; Saúde do adolescente; Pesquisa qualitativa


Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br