SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue5Ecological care as a broad and complex phenomenonUnveiling the knowing / doing on nursing diagnosis: experience in neurosurgical oncology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

HONORIO, Rita Paiva Pereira; CAETANO, Joselany Áfio  and  ALMEIDA, Paulo César de. Validação de procedimentos operacionais padrão no cuidado de enfermagem de pacientes com cateter totalmente implantado. Rev. bras. enferm. [online]. 2011, vol.64, n.5, pp. 882-889. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000500013.

Os protocolos de assistência são recursos tecnológicos importantes na prática de saúde e devem ser validados, para adquirirem credibilidade científica na prática profissional. O objetivo desta pesquisa foi validar os itens de proposta de procedimentos operacionais padrão (POPs) quanto à punção, heparinização e curativo do cateter totalmente implantado, por meio da análise de conceito proposta por Hoskins. O estudo se deu em duas etapas. Na primeira, elaborou-se um formulário para validação dos POPs. Na segunda, avaliou-se o conteúdo dos POPs por peritos. As sugestões versaram sobre reformulação da redação; acréscimo de ações, tornando-o mais claro e abrangente; a ordem dos passos dos procedimentos; e o material para a adequação do instrumento. Constatou-se a necessidade de outros estudos que direcionem os profissionais, principalmente, quanto à heparinização dos cateteres e à troca do primeiro curativo após punção, no sentido de uniformizar condutas embasadas em evidências científicas seguras.

Keywords : Estudos de validação; Hematologia; Cuidados de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese