SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue5Nursing actions face to sexual violence against children and adolescentsNursing audit: systematic review of the literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

GOMEZ, Paloma Ferrer; GUTIERREZ, Maria Gaby Rivero de  and  MOREIRA, Rita Simone Lopes. Percepção da doença: uma avaliação a ser realizada pelos enfermeiros. Rev. bras. enferm. [online]. 2011, vol.64, n.5, pp. 925-930. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000500019.

Percepção da doença é a maneira como os indivíduos entendem e lidam com sua patologia. O objetivo deste estudo foi identificar, na literatura, artigos desenvolvidos por enfermeiros a respeito da percepção da doença e os instrumentos disponíveis para a avaliação da mesma. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, que possibilitou a identificação de nove artigos que relacionavam a percepção da doença à Educação em saúde, Enfrentamento, Adesão ao tratamento e Qualidade de vida. Também foram identificadas formas de avaliação deste fenômeno. Concluiu-se que os enfermeiros devem avaliar periodicamente a percepção da doença por meio de instrumentos validados e, preferencialmente, em conjunto com o uso dos diagnósticos de enfermagem descritos pela NANDA Internacional (NANDA-I).

Keywords : Avaliação; Percepção da doença; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese