SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número5A teoria das representações sociais nas pesquisas da enfermagem brasileiraReflexões sobre o cuidado de enfermagem e a autonomia do ser humano na condição de idoso hospitalizado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

SANTOS, Ellen Cristina Barbosa dos et al. Políticas públicas e direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde com diabetes mellitus. Rev. bras. enferm. [online]. 2011, vol.64, n.5, pp. 952-957. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000500023.

Este estudo aborda a relação entre políticas públicas e direitos dos usuários com diabetes mellitus quanto aos insumos utilizados no tratamento da doença, sob o ponto de vista das normas e procedimentos legais de amparo a essa população. Preconiza-se que os profissionais de saúde devem constituir um elo entre os usuários e o atual modelo de saúde vigente, assumindo ativamente um papel de defesa dos direitos dos usuários com diabetes mellitus do sistema único de saúde. Essa postura é um ideal a ser conquistado e consolidado no movimento das práticas cotidianas. Para tanto, é preciso fortalecer o processo educativo, incluindo a dimensão ético-político durante as ações implementadas com os usuários do sistema de saúde.

Palavras-chave : Diabetes mellitus; direitos do paciente; políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português