SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue6Air transport of patients: analysis of scientific knowledgeData standards, terminology and classification systems for caring in health and nursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

SCHAURICH, Diego; CROSSETTI, Maria da Graça Oliveira  and  PADOIN, Stela Maris de Mello. Filosofia buberiana e a produção da pós-graduação Stricto Sensu brasileira: revisão integrativa. Rev. bras. enferm. [online]. 2011, vol.64, n.6, pp. 1132-1140. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000600022.

Revisão integrativa que objetivou caracterizar a produção do conhecimento da Pós-Graduação Stricto Sensu brasileira que se desenvolveu à luz da filosofia de Martin Buber. A coleta de dados ocorreu no Banco de Teses da CAPES e 66 produções compuseram a amostra. O período de 2003 a 2007 agrupou a maioria dos estudos que foram defendidos em programas de Educação e Psicologia. A maior parte foi produzida na região Sudeste e focada nas temáticas processo ensino-aprendizagem e sexualidade humana. Conclui-se que a utilização deste referencial, por sua abrangência e complexidade, tem servido a diferentes disciplinas do conhecimento no subsídio a distintos objetos de investigação. Ainda, configura uma alternativa à saúde e à Enfermagem para o desenvolvimento do cuidado relacional-dialógico e humanístico.

Keywords : filosofia em enfermagem; pesquisa em enfermagem; saúde; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese (pdf) Portuguese (epdf)